Diferenças na Adaptação Muscular ao exercício aeróbio e anaeróbio
Existem dois tipos de exercícios físicos, os anaeróbios e os aeróbios.
Exercícios Anaeróbios e Adaptações ao Exercício Físico
Os anaeróbios são exercícios de alta intensidade e de curta duração sem a participação do oxigênio para obtenção de energia. Correr em alta velocidade e levantar pesos é exemplos de atividades anaeróbias. Existem dois tipos de adaptações anaeróbias ao exercício:
1 - Hipertrofia aguda
Essa adaptação acontece durante o exercício, causando uma adaptação anaeróbia chamada de hipertrofia aguda e a causa dessa adaptação ocorre pelo aumento do líquido interstical e intracelular no músculo.
2 – Hipertrofia Crônica
Para ocorrer essa adaptação é necessário um longo período de treinamento, resultando no aumento de miofibrilas e aumento do sarcoplasma.
As adaptações necessárias ocorrem nos próprios músculos proporcionando benefícios localizados. Esse é o modelo utilizado nos exercícios com peso (musculação).
Exercícios Aeróbios e Adaptações ao Exercício Físico
Já os exercícios aeróbios são aqueles que possuem longa duração e de intensidade moderada, obtendo energia a partir da utilização do oxigênio. Andar, pedalar, nadar, dançar, correr em velocidade moderada são exemplos de atividades aeróbias que por sua vez estimulam os pulmões, o coração, a circulação, para levar o oxigênio aos músculos. Nesse tipo de adaptação ocorre um aumento da sensibilidade a insulina que é produzida pelo pâncreas e que coloca o açúcar na célula para produzir energia, aumento da produção de enzimas oxidativas, aumento do número e tamanho das mitocôndrias que utiliza o substrato gordura para sintetizar ATP e aumento da densidade e quantidade de capilares no músculo. Ocorre também uma modificação nas fibras musculares tipo IIa para fibras tipo I que são mais oxidativas. Existem dois tipos de adaptações aeróbias ao exercício:
1 – Adaptações Agudas Cardiovasculares
Função: transportar oxigênio e nutrientes para o organismo e