Estudo sobre estresse no curso de formação de oficiais
O policial militar atua de maneira intensiva e fundamental nos conflitos sociais que são gerados a todo momento e em todos os lugares na comunidade.
A relação existente entre a Instituição Polícia Militar e seus integrantes acontece no nível de uma forte identificação, ou seja, os policiais militares acreditam na filosofia da Instituição e a seguem. A cultura organizacional detém uma grande parcela de influência no comportamento dos indivíduos que atuam na Instituição. A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) direciona suas ações diretamente para a clientela (população bastante heterogênea) que é a sociedade mineira e se preocupa muito com a difusão de seus valores através da atuação de seus integrantes.
O indivíduo, quando ingressa na carreira militar, sofre um processo de ressocialização, em que seu comportamento é modificado de acordo com as necessidades da Instituição, com muita rigidez, levando-o a um afastamento do contexto social externo à corporação.
O processo de ressocialização força uma alteração no comportamento dos indivíduos de forma que o militar adota uma postura caracterizada pela circunspecção, seriedade, formalidade, em que sentimentos como a alegria são considerados demonstrações de fragilidade.
O treinamento do militar objetiva promover atitudes totalmente orientadas para a organização e seus objetivos, impondo uma forma de vida caracterizada pela abnegação e mesmo pelo sacerdócio como destaca Affonso (apud Silva Neto, 1997:45):
A saga do policial militar de todos os tempos é uma vida plena de sacrifícios, de espírito de renuncia e silenciosa dedicação ao dever, elementos sem os quais não é possível levar a bom termo a missão nobilitante de dar proteção a sociedade. (SILVA NETO, 1997:45)
Verifica-se porém, com a evolução da sociedade, uma transformação na instituição. Hoje, os comandantes se preocupam mais com a saúde de seus comandados, pois sabem que são eles o mais valioso patrimônio da PMMG.