ATLETISMO
• Sistemas Aerobios
São aqueles que utilizam durante sua realização o metabolismo aeróbio, dependem principalmente do consumo de oxigênio para a queima de gordura, que é a principal fonte de energia durante o exercício.O oxigênio funciona como fonte de queima dos substratos que produzirão a energia transportada para o músculo em atividade, estimulando a função dos sistemas cardiorrespiratório e vascular e também o metabolismo, aumentando a capacidade cardíaca e pulmonar para suprir de energia o músculo.
• Sistema Anaerobios
Utilizam energia que é principalmente derivada da queima de glicose, independente do consumo de oxigênio. Atividade física que trabalha diversos grupos musculares durante um determinado e constante período de tempo, de forma contínua e ritmada. O treino anaeróbico melhora significativamente o funcionamento do coração, pulmões e todo o sistema cardiovascular contribuindo para uma entrega de oxigênio. É um exercício de alta intensidade e curta duração. Envolve um esforço intenso realizado por um número limitado de músculos e há produção de ácido lático.
Exemplos de sistemas de energia utilizados nas corridas.
100m rasos ----------------- Anaeróbio
200m rasos ---------------- Anaeróbio
400m rasos ---------------- Anaeróbio
800m rasos ---------------- Aerobio
1.500m rasos -------------- Aerobio
3.000m rasos ----------------- Aerobio
Exercícios aeróbios e anaeróbios são diferentes, porém se completam. Basicamente, os aeróbios queimam gordura, enquanto os anaeróbios constroem músculos. Os exercícios aeróbios são responsáveis por aumentar o pique e a resistência à fadiga, ajudam a reduzir o estresse e fortalecem o sistema imunológico.
Bibliografia
http://www.portaleducacao.com.br/educacao
http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/34534/sistemas-de-energia