Relatório de Quimica
A mistura é basicamente a associação de duas ou mais substancias diferentes e sem quantidades definidas. Elas são classificas a olho nu e as vezes com o uso de lentes e microscópios. Dependendo da observação elas são chamadas de homogêneas ou heterogêneas.
Um dos aspectos que são observados nas homogêneas e/ou heterogêneas, e que são monofásicas(homogênea) ou seja uma única fase(heterogêneas), que podem ser bifásicas, trifásicas, etc.
Mistura homogênea, também conhecida como solução, é a mistura que apresenta em toda sua extensão um único aspecto, sendo assim impossível distinguir as fases até mesmo com o mais potente dos microscópios.
No caso da heterogênea é completamente o oposto, pois não apresenta as mesmas características em toda sua extensão. Sendo assim possível distinguir o conteúdo(Polifásica), mas as vezes apenas com o uso de um microscópio.
Também existe as substancias puras que são compostas apenas por uma substancia, sendo que as substancias puras, tem os pontos de fusão e ebulição constantes, diferentes das misturas.
As amostras de matéria que retiramos da natureza geralmente são misturas e é importante conhecer os componentes que as formam. Sendo assim o primeiro dever de um químico após a coleta de uma amostra, é a constatação de que a mesma é uma mistura, deve-se separar esses componentes, o que é chamado de analise imediata.
A seguir será apresentado técnicas de separação de misturas que serão utilizados no experimento.
É usado a técnica da filtração quando se quer separar substancias, em função de seu tamanho. O filtro retém as partículas maiores e deixa passar as partículas menores (o que deseja ser filtrado). Um exemplo de filtração seria o café sendo coado (sólido + liquido).
A técnica de decantação é utilizada quando se quer separar substancias através de sua densidade. Na decantação é utilizado um equipamento chamado de funil de decantação ou ampola de decantação, no procedimento abre-se cuidadosamente a torneira do