Administracao
A administração leva em conta o comportamento organizacional e tenta desenvolver o colaborador, como também quer desenvolver uma pessoa melhor em termos de crescimento e realização. Os cargos modelam as pessoas conforme são desempenhados, desta forma, a administração deve estar preocupada com os efeitos dessas atividades sobre a pessoa como um todo.
A administração desempenha um papel importante em qualquer plano que se encontra, sendo que, de acordo com Maximiano (1995) as quatro funções da administração são: o planejamento, a organização, a liderança e o controle. Maximiano (2004, p. 33) ainda ressalta que “administração é uma palavra antiga, associada a outras que se relacionam com o processo de tomar decisões sobre recursos e objetivos”.
Administrar é um processo importante em qualquer lugar, seja com pessoas, amigos ou qualquer grupo formado. As habilidades administrativas são de grande importância, pois dela que irão surgir decisões para o alcance dos objetivos (GIL, 2001).
Dentro desse contexto foi criada as teorias de administração, que para Maximiano (2004, p.33) “são idéias práticas que ajudam a entender e administrar as organizações”.
As teorias de administração possuem uma história muito antiga, de acordo com Maximiano:
As teorias nasceram e vêm evoluindo desde que criadores das primeiras organizações tiveram que lidar com os problemas de definir objetivos, planejar atividades, organizar recursos, dirigir pessoas e controlar resultados. Nos últimos 150 anos, com o avanço da atividade industrial e com o crescimento das organizações, as teorias da administração desenvolveram-se significativamente.
Com isso, a administração tornou-se uma disciplina com vida própria. (MAXIMIANO, 2004, p. 33)