ATPS Fisiologia
ATP consiste de três grupos fosfato (PO 43-) e de uma unidade de adenosina composta de adenina e do açúcar ribose. O ATP libera uma grande quantidade de energia utilizável quando é desdobrado pela adição de uma molécula de água (hidrólise)
Como é fornecido a cada célula muscular?
Sistema Anaeróbico Alático: é o sistema mais rápido para obtenção de energia, usa ATP (trifosfato de adenosina) e a CP (creatina fosfato) que estão presentes nos músculos prontos para serem utilizados. Esse sistema é utilizado nos exercícios de alta intensidade e curta duração (de zero a dez segundos).
Sistema Anaeróbico Lático: A obtenção de ATP se deve a quebra do glicogênio, que é uma substancia presente também no músculo, é nessa quebra do glicogênio que se produz acido lático. Esse sistema é utilizado nos exercícios de alta intensidade e media duração (ate um minuto e meio).
Sistema Aeróbico: A obtenção de ATP se da a partir de uma cadeia de reações química chamada “ciclo de Krebs”, esse ciclo e desencadeado basicamente nos exercícios de longa duração e intensidade baixa ou moderada. Esse ciclo não rápido igual aos outros por isso não e utilizado em exercícios de alta intensidade, pois eles necessitam de energia rápida o que não é possível no sistema aeróbio. Para que seja desencadeado o ciclo de Krebs e necessário a presença de O2, por isso quando realizamos um exercício de longa duração e intensidade baixa ou moderada dizemos que e um exercício aeróbio.
B-Diferencie sistema anaeróbio ou oxidativo de glicólise anaeróbia ou sistema anaeróbio lático. Glicólise anaeróbia ou sistema Anaeróbio lático.
A glicólise anaeróbia envolve a desintegração incompleta de uma das substâncias alimentares, o carboidrato, em ácido lático. Pode ser utilizado dessa forma ou armazenado no fígado e nos músculos, como glicogênio. Sistema Aeróbio ou Oxidativo
Consiste no término da oxidação dos carboidratos envolve a oxidação dos ácidos graxos. Ambas as partes do sistema do