relatorio de classificaçao de rochas
Objetivo: O objetivo que eu pretendo a fazer com este trabalho é classificar as rochas.
Princípios teóricos do tema: O que eu pretendi com este trabalho foi saber se as rochas eram plutónicas ou se as rochas eram vulcânicas.
Justificação do Protocolo: as rochas serviam para identificar a textura e classificar se eram rochas plutónicas ou rochas vulcânicas.
Materiais e Métodos: 2 azulejos ou placas de Petri, identificados como A e B; estufa a 75 º C; tripe com rede; tenaz; sulfato de cobre; cadinho; lamparina de álcool; espátula e lupa binocular.
Procedimento: 1- coloca previamente o azulejo B na estufa a 75º C; 2-coloca a lamparina debaixo do tripé e acende-a; 3- deita no cadinho uma ou duas colheres de sulfato de cobre; 4- coloca o cadinho sobre a rede usando um tenaz; 5- aquece-o até se verificar a fusão (evita inalar os vapores); 6- verte com cuidado o conteúdo do cadinho sobre o azulejo A; 7- repete os passos de 3. a 6. para o azulejo B (retira-o da estufa com a tenaz); 8- depois de arrefecerem, observa à lupa os cristais obtidos nas duas situações.
Resultados:
Nº de rocha
Textura
Rocha
1
Granular
Plutónica
2
Granular
Plutónica
3
Agranular
Vulcânica
7
Granular
Plutónica
8
Agranular
Vulcânica
12
Vítrea
Vulcânica
15
Agranular
Vulcânica
Discussão dos resultados: O que eu observei foi que as rochas com textura granular são rochas plutónicas e as rochas com textura agranular ou vítrea são rochas vulcânicas.
Conclusão: A conclusão que eu cheguei, foi que as rochas vulcânicas e as rochas plutónicas são rochas formada pela superfície, pelo arrefecimento rápido ou lento do magma
Bibliografia: Onde eu recolhi toda esta informação foi no meu livro de Ciências Naturais do 7º ano.