exercicios para o joelho
Os ligamentos do tornozelo são lesados quando o pé em flexão plantar é forçado repentinamente em inversão(ligamento lateral) ou aversão(ligamento medial). A lesão do ligamento lateral é a mais freqüente.
Torção aguda- ligamento lateral
Etiologia
Essa lesão é comum nas atividades esportivas como pólo, corridas através de campos ou matas e Ca,minhadas. Também é bastante comum em termos gerais quando uma pessoa escorrega em uma calçada ou anda em superfícies não uniformes. O mecanismo é que o pé é forçado em inversão e flexão plantar. O local da lesão geralmente fica entre o centro e as inserções distais dos feixes médio e anterior do ligamento..
Características clínicas
História - O paciente descreve o trauma como um “passar por cima” (going over) no tornozelo.
Dor - Surge uma dor aguda bem abaixo e anterior ao maléolo lateral no momento da lesão. O estiramento passivo e apoio com carga aumentam a dor.
Edema - Está presente na margem lateral do tendão de Aquiles, sobre o maléolo lateral e ao longo do dorso do pé. Nas lesões graves, a tumefação pode disseminar-se para o dorso dos artelhos e para a perna.
Equimose - Aparece sob o maléolo lateral e sobre o dorso do pé.
Perda da função - Todo o apoio com carga é doloroso, de modo que o paciente não pode correr e tem marcha com fase de apoio muito curta no pé afetado.
Tratamento
Imediato
Aplicação de frio - O pé e a perna podem ser imersos em água gelada até a metade da panturrilha, durante 20 minutos. Alternativamente, a perna pode ser colocada em elevação, enrolada em uma toalha com água gelada cobrindo o pé e tornozelo, por 20 minutos.
Compressão e apoio - Uma torção leve pode ser tratada com bandagem de crepe ou elástica, que deve ter faixas de óxido de zinco como reforço. Uma lesão mais grave requer uma bandagem com pressão. A marcha pode ser permitida nas lesões leves, mas correr, pular e atividades desse tipo devem ser evitadas por alguns dias. Mas