Trabalho Ginastica Step
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Análise Fisiológica de alguns Movimentos Básicos do Step
DISCIPLINA: Ginástica Geral
ACADÊMICOS: Carina A. Miguel,
Arlinda Carine C. Pereira, Ederson D.
Menezes.
PROFESSOR: Carlos Leandro Tiggemann
Lajeado, 07 de Junho de 2012.
1.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho abordará o tema STEP, com um breve histórico, material utilizado bem como sua estrutura, alguns movimentos realizados e suas principais articulações, grupos musculares, contrações, capacidades físicas e amplitude e quantificação dos movimentos. A fim de propiciar um entendimento biomecânico destes movimentos realizados durante uma aula de step.
2.
O SURGIMENTO DO STEP
O surgimento ocorreu quando uma professora de ginástica aeróbica (Gin Miller) hoje conhecida como mãe do step foi ao ortopedista com dores no joelho, então recebeu indicações de exercícios chamados de “banco sueco”, para fortalecer esta articulação. A professora usou sua criatividade e começou a coreografar sobre a plataforma (Amantéa
2003, p.20).
Segundo Amantéa (2003, p.20) a fabricante do tênis Reebok aproveitou a ideia desta professora e iniciou um estudo da atividade, principalmente com relação ao impacto causado durante a aula.
Malta (1998, p.17) “diz que os resultados desta pesquisa começaram a ser apresentados em fevereiro de 1990, conclui-se que o step é uma das formas mais completas de exercício”, deram base a esta afirmação, estudos feitos na parte de cinesiologia e fisiologia.
Em abril de 1991 ocorreu a implantação das aulas de step nas academias dos EUA. No
Brasil foi introduzido pela professora Cida Conti em 1992 (Malta, 1998, p.17).
2.1. O EQUIPAMENTO
De acordo com Malta (1998, p17) “o step é uma plataforma feita de plástico regulável com o comprimento de mais ou menos 1,10m, com alturas que variam entre 10 a 30,5cm, existe a versão em madeira, o custo é menor e a altura é fixas de 10, 15, 20, 25, 30,5cm”.
Para Amantéa (2003, p42) “a intensidade da aula aumenta de