Exercicios com bola
GYMNASTIC BALL INTRODUÇÃO As bolas que encontramos no mercado são de vários diâmetros de forma a serem adaptadas aos pacientes. O tamanho ideal da bola é a que possibilite que o paciente sentado sobre ela mantenha os pés apoiados no chão e flexão de joelho de 90º. Os exercícios devem ser realizados em tatame, longe de equipamentos, com os pacientes usando roupas confortáveis e sem sapatos. SÉRIE NEUROLÓGICA (segundo Domenica Hasler)
Exercício 1: COWBOY Posição inicial: paciente sentado no centro da bola. Tronco reto, joelhos em ângulo reto, tornozelos em ângulo reto e mãos apoiadas na coxa. Objetivo: estimular a reação automática de extensão do tronco em seu eixo vertical. Ação: empurrar o corpo a partir dos pés, provocando a ação do quadríceps.
Reação: compressão e descompressão da coluna vertebral.
Exercício 2: Flexão Lateral do Tronco - Hulla-Hulla Posição inicial: igual ao cowboy, mas com as mãos entrelaçadas no alto ou atrás da cabeça, contanto que os ombros estejam em rotação externa. Objetivo: provocar flexão lateral do tronco, estimulando reações de equilíbrio. Provocar movimentos da pélvis associada com a coluna vertebral. Ação: Paciente empurra a bola gentilmente com os pés para a direita e esquerda. Reação: quando a bola move-se para a D as CF acompanham (cabeça, tronco e pés permanecem onde estavam). Ocorrerá: flexão lateral da coluna para a D (concavidade D) - adução de CF D - abdução de CF E. A rotação externa de EU favorece a extensão do tronco. O exercício simula os movimentos realizados na marcha. (Inclinação do tronco e suporte do peso do corpo para o mesmo lado. Adução do lado da concavidade).
Exercício 3: SALAMANDRA Posição inicial: em decúbito ventral sobre a bola, mãos apoiadas no solo, em linha reta, em direção ao ombro, pés em flexão dorsal apoiados no solo, coxo-femural em flexão, abdução e rotação externa. Objetivo: mobilização automática da coluna vertebral em flexão lateral, estimulando reação de