Execução no Processo Civil
ETAPA 1
Aula-tema: Teoria do Processo de Execução.Requisitos do Processo de Execução.Liquidação de Sentença.Partes e Terceiros na Execução.Responsabilidade.Princípios do Processo de execução, das espécies de execução
Passo 1 - Pesquisar e confrontar acórdãos com estudo em sala de aula.
Passo 2 – Elaborar análise dos julgados contendo a descrição do caso, decisão de 1º grau, o órgão julgador, razões da reforma ou manutenção da decisão, opinião do grupo.
Caso 1
Recurso Especial nº 849.632 – SP (2006/0101955-4)
Recorrente: Fazenda do Estado de São Paulo
Recorrido: Ford Leasing S/A – Arrendamento Mercantil
Trata-se de recurso especial interposto pela Fazendo do Estado de São Paulo, baseando-se no permissivo constitucional, alínea “a” com intuito de reforma do acórdão proferido pelo TJ-SP.
“Exceção de pré-executividade.Ilegitimidade passiva.Ocorrência.Quando ocorre o arrendamento mercantil, a empresa arrendadora não pode responder pelas infrações que o arrendatário comete.Agravo provido.
Ford Leasing interpôs agravo de instrumento contra a decisão em sede de execução fiscal movida pelo Estado de São Paulo.
Na decisão de 1ª grau ocorreu indeferimento da exceção de pré -executividade apresentada pela recorrida.Em seguida houve interposição de Agravo de Instrumento, no Egrégio Tribunal de Justiça de São Paulo, momento em que a exceção de pré-executividade foi provida e reconhecida.
Interpostos Embargos de Declaração referente ao Acórdão, rejeitados, por não estarem de acordo com o que pede o artigo 535 do Código de Processo Civil.
O não provimento ao Recurso Especial fez com que o STJ concluísse o seguinte: que as questões que devem ser conhecidas de ofício pelo juiz, podem valer-se da exceção de pré –executividade, assim como, as que se referem à liquidez do título executivo, pressupostos processuais e ainda, condições da ação executiva.
Chamar a atenção para a ilegitimidade passiva, parece a