EXCELÊNCIA OPERACIONAL
por:
Weise Marques
RIO DE JANEIRO
EXCELÊNCIA OPERACIONAL
por:
Weise Marques
Trabalho para avaliação da A2, do curso de graduação de Engenharia de Produção, da disciplina de Planejamento e Controle da Prodrução 2.
Prof.: Alexandre Pinheiro
RIO DE JANEIRO
A Excelência Operacional é uma filosofia que reúne boas práticas com uma forte ênfase na melhoria contínua e com o objetivo de ser o melhor. É uma estratégia de atuação nos processos e/ou produtos que visa o ganho incremental, sendo um modelo para a empresa crescer de forma estruturada, sustentável, sem perder a qualidade adquirida em clientes. Ela Define e quantifica as metas estratégicas, com o cuidado de desdobrá-las e comunicá-las a todos os níveis da organização; Ela define os indicadores e qualifica os sistemas de medição; Identifica os Gaps entre o resultado atual e os definidos pelas metas estratégicas; Capacita as equipes em método de solução de problemas como o PDCA e/ou o DMAIC e conduzir as análises de causa raiz; Elabora e implanta os planos de ação que eliminarão as causas raiz; Define e implanta os rituais de acompanhamento para a manutenção dos resultados; Padroniza e documenta as melhores práticas advindas dos estudos.
Tem por objetivo atingir a qualidade da prestação do serviço e a satisfação do cliente actual, mantendo acima de tudo fidelização a este tipo de clientes e angariar novos clientes. A liderança, Cultura e Ferramentas são áreas-chaves que demandam atenção para facilitar a melhoria contínua. Existem três metas principais para as empresas, que não são alcançadas por acidente, devemos fazê-las acontecer, são elas:
• Manter a qualidade do produto e do serviço.
• Preservar a conformidade total.
• Reduzir os custos relacionados à qualidade para satisfazer as necessidades dos clientes, assegurar-se de que as tarefas sejam realizadas corretamente logo na primeira vez e persistirna