Excelencia operacional
JOINVILLE, 2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
CUMPRIMENTO DO PROGRAMA DE PRODUÇÃO 4
VARIAÇÃO DO PROGRAMA DE PRODUÇÃO 4
UTILIZAÇÃO DA CAPACIDADE DA PLANTA 4
TEMPO DO CICLO DE ATENDIMENTO DO PEDIDO 5
NÍVEL DE SERVIÇO DO PEDIDO 5
PEDIDOS DEVOLVIDOS 7
DESEMPENHO DE ENTREGA 7
BIBLIOGRAFIA 8
Introdução
As empresas buscam sempre melhorar o seu fluxo de caixa, portanto torna-se necessário manter a cadeia de suprimentos otimizada para que assim as empresas possam atender as demandas e consequentemente auferir lucros. Para que isso ocorra é essencial ter a visibilidade total do processo e saber exatamente qual nível encontra-se critico e criar as estratégias para sanar falhas e manter uma cadeia sempre integrada e operando de forma efetiva.
A hierarquia da cadeia de suprimentos estruturada como uma pirâmide contém quatro diferentes níveis, cada um oferecendo uma plataforma para avaliação.
Nível Básico: Produtividade
Nível 1: Cadeia de Suprimentos
Nível 2: Cash to cash / Utilização de ativos
Nível 3:Visibilidade de demanda / Confiabilidade / Custo e Margens
Este presente trabalho será apenas focada na produtividade que se encontra alocada no nível básico, com excelência operacional.
Cumprimento do programa de produção
O PCP participa da formulação do Planejamento Estratégico da Produção, gerando um Plano de Produção. No nível tático são estabelecidos os planos de médio prazo para a produção, o PCP desenvolve o Planejamento o Mestre da Produção. No nível operacional são preparados os programas de curto prazo de produção e realizado o acompanhamento dos mesmos. O PCP então prepara a programação da produção administrando estoques, sequenciando, emitindo e liberando as ordens de compras, fabricação e montagem, bem como executa o acompanhamento e controle da produção. Portanto, o PCP determina o que vai ser produzido, quanto vai ser produzido, como vai ser produzido, onde vai ser produzido, quem