Evolução histórica da contabilidade
AULA-TEMA: A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA CONTABILIDADE
1) QUAL A ORIGEM DA CONTABILIDADE?
O Principal motivo do surgimento da Contabilidade foi a Revolução Industrial
No século XVIII ocorreu na Europa um fenômeno que trouxe profundas modificações para a economia em todo o mundo. As transformações técnicas e econômicas iniciadas na Inglaterra substituíram a energia obtida do esforço físico pela energia proveniente de processos mecânicos. Depois foi a substituição de ferramentas mais simples por máquinas. Como conseqüência, o processo de produção se modificou profundamente quando a industrialização começou a substituir a manufatura. Isto fez com que a economia rural se transformasse em economia urbana.
De repente, o homem se questiona: “quanto será que o meu rebanho cresceu desde o último frio até hoje?. Este homem, assim como qualquer um, era ambicioso, tinha desafios e queria ver sua riqueza aumentando.
Aqui entra a função da Contabilidade já no inicio da civilização: avaliar a riqueza do homem; avaliar os acréscimos ou decréscimos dessa riqueza. Como o homem, é ambicioso, naturalmente, a contabilidade existe desde o início da civilização.
A obra de Pacioli pode muito bem ser vista como o inicio do pensamento cientifico da Contabilidade.
A Contabilidade não é uma ciência exata. Ela é uma ciência social, pois é uma ação humana que gera e modifica o fenômeno patrimonial.
A contabilidade no Brasil teve como marco simbólico inicial a inauguração da escola de comércio Álvares Penteado em 1902, em São Paulo. Tal escola adotou a linha européia, ou seja, as escolas alemã e italiana.
2) QUAIS OS PRINCIPAIS SINAIS DE QUE EXISTIA CONTABILIDADE NA ANTIGUIDADE?
Os primeiros sinais objetivos da existência da contabilidade, segundo alguns pesquisadores, foram observados por volta do ano 4.000 a C, na civilização Sumério-Babilonense e coincidiu com a invenção da escrita.
As primeiras anotações eram feitas em termos físicos, pois