Arturos
Faculdade de Psicologia
COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO ESTADO DE MINAS GERAIS
ARTUROS
Belo Horizonte
2012
COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO ESTADO DE MINAS GERAIS
ARTUROS
Este projeto de pesquisa de campoé apresentado como requisito parcial da disciplina Antropologia para formação na graduação em Psicologia pela FEAD/MG.
Coordenador: Profº Fernando Araújo
Belo Horizonte 2012
1. Tema Comunidade Arturos, situada em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte/MG. É formada por aproximadamente 500 afrodescendentes e retrata a identidade cultural e as tradições dos negros africanos que vieram para o Brasil na época da escravidão. Considerada uma comunidade quilombola de grande importância para o patrimônio histórico e cultural de contagem, pois mantem viva as tradições transmitidas de pai para filho.
2. Problema Qual a motivação para manter este estilo de vida na comunidade? Seus anseios e sua visão de mundo.
3. Hipóteses * Se organizaram desta forma com a finalidade de: reprodução do modo de vida de seus ancestrais. * Optam por se relacionarem apenas com pessoas do mesmo grupo. * Tem por ideal propagar ritos religiosos afrodescendentes.
4. Objetivo 4.1 Objetivo geral Trazer conhecimento ao grupo acadêmico e demais interessados sobre o estilo de vida dos Arturos sobre suas tradições, modo de vida, planos e crenças. 4.2 Objetivo específico Apresentar a real motivação pela qual os mantem nesta comunidade.
5. Justificativa Obter a real motivação do ajuntamento deste grupo para a propagação de seus interesses, sendo estes ligados ás hipóteses levantadas ou não. Entendemos ser necessário estes esclarecimentos a comunidade acadêmica, devido a trajetória afro no Brasil.
6. Metodologia * Entrevista * Fotografias * Filmagem
7. Cronograma