Comunidade dos arturos
Trabalho realizado em 09/10/11
Evento: Festa de Nossa Senhora do Rosário 1- Como e quando foi fundada a comunidade dos Arturos?
Quando foi fundada eu não sei exatamente. A comunidade tem uns 130 anos e foi fundada através da perpetuação da família, do casamento de Artur Camelo e Carmelinda. Ele deu continuidade as tradições que herdou do pai dele. Com isso os filhos desse casamento deram sequencia a tradição. 2- O Artur Camelo era escravo?
Não ele nasceu sob o regime da lei do Ventre Livre, mas seu pai era escravo.
3- Quais os objetivos da comunidade?
O principal objetivo é dar continuidade as tradições em que o povo ainda vive. Dentre outros objetivos podemos citar a divulgação desta cultura negra, o reinado. Temos trabalhado na questão da desfolclorização do reinado. 4- Desfolclorização?
Seria assim, temos trabalhado através de seminários na tentativa de quebrar o conceito de que o reinado faz parte do folclore, mas na verdade ele é uma cultura e não um mito.
5- Quantas famílias vivem na comunidade?
Em torno de cinquenta
6- O que ela oferece para seus membros?
No acompanhamento aos “Filhos de Zambi” que é um grupo que faz divulgação artística, além de oficinas que são realizadas com base nas leis de incentivo a cultura.
7- Como vocês preservam sua cultura?
Através do reinado, “Filhos de Zambi”, utilizando a oralidade (ponto fortíssimo) 8- Qual a realidade das mulheres na comunidade?
Tratamos as mulheres com muita atenção. Buscamos palestras para tratar da saúde da mulher, oficinas com atividades direcionadas a elas. Recentemente no projeto de preservação das Baias de Pai Artur, nos montamos oficinas de corte e costura que tem sido um referencial e mesmo tendo sido finalizada, as integrantes continuaram os trabalhos. Lindo por sinal e que pode ser visto na confecção dos saiotes. Elas mostram presença na culinária, no cuidado com os idosos e criança. Respeitamos plenamente e buscamos dar o