Produção Editorial e História: possibilidades de atuação no registro da cultura dos “Tambores de Minas”
Luiza de Senna Valle Fonseca 2
Waleviska Saniele Silveira de Souza 2
RESUMO
Este artigo consolida uma investigação a respeito da possibilidade de trabalho interdisciplinar entre o produtor editorial e o historiador. A pesquisa relacionou o trabalho destes profissionais no resgate e no registro de manifestações culturais, analisando em campo a manifestação dos Tambores de Minas, especificamente, em Belo Horizonte. Após a realização da pesquisa foi possível analisar como o produtor editorial pode dar suporte ao historiador, escolhendo, da melhor forma possível, maneiras de se registrar manifestações artísticas, seja utilizando a mídia eletrônica, impressa ou digital.
Palavras-Chave: Cultura, congado, identidade, memória, produção editorial, registro histórico.
1Artigo produzido a partir da monografia apresentada como Trabalho de Conclusão de Curso, sob a orientação da Profa. Maria da Gloria Ferreira Reis.
2Graduadas em Comunicação Social, com habilitação em Produção Editorial, pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH, em dezembro de 2007.
INTRODUÇÃO
Esta pesquisa relaciona o trabalho do produtor editorial e do historiador no resgate e no registro de manifestações culturais, analisando em campo a manifestação dos Tambores de Minas, especificamente, em Belo Horizonte.
Conhecida a partir do congado tradicional de algumas regiões de Minas Gerais, atualmente a manifestação dos tambores tem presença constante nos cenários culturais do estado e da capital. O gosto pelo estilo atinge uma parte da população interessada pela cultura e pela boa música. O público e os eventos não param de crescer. Bandas, escolas, apresentações e shows relacionados aos Tambores estão, cada vez mais, ganhando espaço nestes cenários.
É nesse contexto que ressaltamos a importância do registro