Renascimento
Os destaques do renascimento científico foram para Leonardo da Vinci e Nicolau Copérnico. Da Vinci, como já mencionado teve habilidades em muitos campos da ciência e com isso inventou muitos instrumentos , inclusive bélicos, em outros casos ele aprimorou mecanismos. As ciências naturais também progrediram. Na medicina, Miguel de Servet, e William Harvey, descobriram o funcionamento da circulação sanguínea. Ambroise Paré , defendeu a ligação das artérias, em vez da tradicional cauterização para estancar hemorragias, e André Vesálio , o “pai da anatomia” que publicou o primeiro livro sobre a anatomia humana. O renascimento tirou da igreja o poder e o direito de dar explicações sobre a criação e a vida. A experimentação era então o meio vigente para achar respostas e entender a realidade. Mesmo tendo a contra- reforma, esta não pode mais conter o avanço da ciência.
No campo da física, o italiano Galileu Galilei foi um grande destaque, sendo também um importante nome no Renascimento Científico, ele concluiu os estudos de Copérnico.
Na Medicina, André Vesálio ficou conhecido como o “Pai da Anatomia” após publicar o primeiro livro de anatomia humana. Miguel de Servet, e William Harvey descobriram a circulação sanguínea. Ambroise Paré desenvolveu a técnica de ligação das artérias, contribuindo para progressão das cirurgias.
*****
Ao longo dos séculos XV e XVI, a ciência européia sofreu em diversos aspectos, um impluso renovador. Um expressivo número de pesquisadores, valorizando a razão e a experimentação, procurava examinar questões da natureza e da sociedade.
Mas a nova mentalidade científica não se desenvolveu sem a resistência daqueles que defendiam as tradições culturais medievais.