RENASCIMENTO
História do Renascimento Cultural na Espanha, principais artistas, pintores, escritores, resumo, o que foi, pintura, arquitetura, Cervantes, contexto histórico, principais obras El Greco: um dos principais artistas do Renascimento na Espanha Introdução (contexto histórico e características)
O Renascimento Cultural (séculos XV e XVI) teve início na Itália, porém este movimento se espalhou por vários países da Europa. Foi no século XVI que o Renascimento Cultural ganhou grande expressão no território espanhol, motivado pela entrada de grandes volumes de recursos financeiros (principalmente ouro e prata) vindos das colônias americanas. Estas riquezas serviram, em parte, para incentivar o desenvolvimento artístico na Espanha.
O Renascimento na Espanha só não foi mais brilhante porque foi, de certa forma, prejudicado pelo movimento de Contrarreforma Católica que inibiu, em diversos aspectos, o avanço cultural e científico espanhol.
Em termos gerais, principalmente nas artes plásticas, o Renascimento Cultural na Espanha recebeu várias influências italianas, as quais foram mescladas com elementos artísticos e culturais espanhóis. Esta mistura produziu um movimento artístico e cultural muito rico e único.
Principais artistas do Renascimento na Espanha.
- El Greco: foi um dos mais importantes pintores do Renascimento Espanhol. Um dos principais aspectos de suas obras foi a fusão entre elementos celestiais e terrestres. São principais obras são: Vista de Toledo sob a tempestade, O enterro do conde Orgaz e O martírio de São Maurício.
- Miguel de Cervantes: um dos mais importantes escritores da literatura espanhola. Sua grande obra foi Dom Quixote.
- Tirso de Molina: importante dramaturgo e poeta renascentista. É autor da dramatização histórica Don Juan.
- Lope de Vega: um dos mais importantes poetas e dramaturgos da Espanha. Escreveu mais de duas mil peças para teatro, principalmente comédias.
- Felipe Vigarny: foi um dos