separação
INTRODUÇÃO
A destilação é uma forma de separar os componentes que estão em uma mistura, a mesma é usada para a extração em grau de vapor, que é transformada em liquido novamente por meio de condensador.
Para se descobrir a densidade de uma solução é necessário vários testes, tendo em vista a descoberta de dados, que levem até o resultado final.
A separação de dois líquidos que não são miscíveis são feitas por meio de processo de decantação, cujo liquido é misturado para testes, como de solubilidade, para os compostos serem separados.
Para acelerar o processo de sedimentação de fases usa-se centrifugação, a centrifugação é medida em RPM, quanto mais alto o número de fases da centrifuga mais RPM teremos.
O objetivo é ter em vista a separação e escolha do melhor método de separação das misturas homogêneas.
MATERIAIS
Béquer (50mL;100mL);
Pipeta Volumétrica (5mL;10mL);
Balão Volumétrico (50mL);
Balança;
Centrífuga;
Tubo de Ensaio (M);
Estante para tubo de ensaio;
Espátula;
Pipetador;
Funil de decantação;
Suporte universal;
Argola;
REAGENTES
Giz (CaSO4);
Solução de Iodo saturado P.A;
Solução de Hexano P.A;
Solução X e Y
PROCEDIMENTOS:
Procedimento 1
Mediu-se a massa do béquer de 50 mL, com o auxílio de uma pipeta volumétrica pegou-se 10 mL do líquido ‘X’ e transferiu-se para o béquer, mediu-se novamente a massa.
Mediu-se a massa do balão volumétrico de 50mL, e com o auxílio de um béquer adicionou-se o líquido ‘Y’, mediu-se novamente a massa do balão volumétrico.
Procedimento 2
Respostas das questões propostas:
Em Destilação simples
A) A água entra sempre