Evolução do Sistema Financeiro Moçambicano
O presente trabalho da cadeira de Gestão Bancária tem como tema Evolução do Sistema Financeiro Moçambicano apartir de 1970 até o ano de 2014.
O presente tema abordar-se-á de seguinte forma: consideramos como as principais características importantes do Sistema Financeiro o surgimento constante de novos produtos, serviços e de instituições porventura. É esta característica que torna o Sistema Financeiro mais dinâmico e que condiciona a necessidade da sua revisão e actualização permanente.
É a Lei N° 9/2004, de 21 de Julho, que regula as actividades das instituições financeiras e que mantém como intermediários financeiros as instituições de crédito e as sociedades financeiras.
1.1.Objectivos
Objectivo geral:
Pretende-se que o formando fique apto a reconhecer como decorreu a evolução do sistema financeiro em Moçambique e as linhas gerais de regulamentação do Sistema Financeiro Moçambicano.
Objectivo específico:
Estabelecer a ligação entre a actividade das instituições e as directivas de política monetária e financeira;
Dar a conhecer a definição e caracterização do Sistema Financeiro Moçambicano (funções; estrutura);
Dar a saber as exemplificações da actividade dos diferentes tipos de instituições no mercado moçambicano;
Dar a saber em cada intervalo de tempo o comportamento dos envolventes no sistema financeiro moçambicano.
1.2. Metodologia de trabalho:
O trabalho de pesquisa realizou-se utilizando métodos de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, pesquisa de levantamento e estudo de caso.
1.3. Estrutura do Trabalho
O trabalho é constituído por 4 (quatro) partes que são:
A primeira parte trata da introdução destacando os objectivos gerais e específicos a serem alcançados; a metodologia a ser usada para o alcance dos objectivos; A segunda parte do trabalho é o desenvolvimento; a terceira trata da conclusão e a quarta tratará da bibliografia.
2. Sistema Financeiro É um