Sistema financeiro
Índice 1
Introdução 2
Estrutura do Sistema Financeiro Moçambicano 3 Sistema Financeiro 3
Agentes Económicos 3 Mercados Financeiros 3 Instituições Financeiras 6 Funções dos Intermediários Financeiros 8 Instrumentos Financeiros 10 Regulamentação Financeira 11 Política Monetária 11
Funções do Sistema Financeiro 11
O Sistema Financeiro em Moçambique 12
Conclusão 14
Bibliografia 15
Introdução
O presente trabalho tem como principal objectivo obter conhecimentos sobre o funcionamento do sistema financeiro em Moçambique ao longo dos anos, a actuação dos agentes económicos e suas funções.
Este trabalho é constituído por duas partes, em que a primeira apresenta os aspectos gerais: uma breve abordagem da constituição do sistema financeiro, os diferentes tipos de instituições, mercados e instrumentos financeiros existentes, entre outros. A segunda é composta pela parte referente especificamente a Moçambique, destacando-se a evolução do sistema financeiro, o desenvolvimento e motivos de fracasso dos bancos.
As metodologias pelo grupo utilizadas foram entrevistas e alguns métodos de pesquisa (livro e Internet) para que consigamos obter um trabalho completo e bem organizado. Deste modo esperamos alcançar os nossos objectivos.
Estrutura do Sistema Financeiro Moçambicano
Sistema Financeiro
O Sistema Financeiro constituído por Mercados Financeiros, Instituições Financeiras, Instrumentos Financeiros, Política Monetária e Regulamentação Financeira desempenha um papel importante numa economia, na medida em que assegura o processo poupança-investimento.
Os aplicadores (poupadores) são também definidos como oferecedores últimos, ou ainda oferecedores finais de recursos. Esses indivíduos são aqueles que se encontram numa posição privilegiada, na qual o volume de recursos que ele despende em consumo é menor que a sua renda disponível. São os indivíduos que estão com um superávite financeiro.
Os indivíduos que