Gestao de risco
Objectivo 2
METODOLOGIA 2
RESULTADOS 3
O Sistema Financeiro 3
Bancos 3
Intermediários financeiros 3
Informação económica 4
Custo de transação e Custos de informação 4
Sistema Financeiro Moçambicano 5
CONCLUSAO 7
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como principal objectivo obter conhecimentos sobre o funcionamento do sistema financeiro em geral e tambem em Moçambique ao longo dos anos, a actuação dos agentes economicos. Este trabalho é constituído por duas partes, em que a primeira apresenta os aspectos gerais: uma breve abordagem da constituição do sistema financeiro, os diferentes tipos de instituições, mercados e instrumentos financeiros existentes, entre outros. A segunda é composta pela parte referente especificamente a Moçambique, destacando-se a evolução do sistema financeiro.
OBJECTIVO
• Obter conhecimentos sobre a estrutura do sistema financeiro
METODOLOGIA
Para a concretização do presente trabalho foi realizado o método de pesquisa bibliográfica ( livro e internet).
RESULTADOS
O Sistema Financeiro
O Sistema Financeiro é, em todo mundo, complexo em sua estrutura e função. Há muitos diferentes instituições: bancos, companhia de seguros, fundos mútuos, mercados de acções e bônus e assim por diante, e todos são regulamentado por governo.
O sistema finaneiro, desempenha um papel importante numa economia, na medida em que assegura o processo poupança-investimento, está entre os sectores da economia mais rigida regulamentada nos Estados Unidos bem como nos outros países desenvolvidos.
O sistema finaceiro, pode-se definir como sendo o conjunto de instituições da economia que auxiliam o encontro dos agentes que possuem poupanças – agentes superavitários, como os que necessitam de recursos – agentes deficitários, cujo principal objectivo é permitir o movimento de fundos emprestáveis entre eles.
Bancos
Os bancos são mais