Gestão de riscos
Mercado de Capitais
Gestão (Estratégia) de Riscos
Professor Tong Kit
Gestão (Estratégia) de Riscos
Conceito
A gestão de risco, praticamente, se aplica a todas as atividades humanas, incluindo: engenharia, finanças, tecnologia da informação, processos de negócios entre outras atividades. O risco está associado a um evento ou a conjunto de eventos que podem ocorrer de forma incerta que, se ocorrer, terá um efeito positivo ou negativo sobre um objetivo definido afetando o tempo, o custo, o escopo ou a qualidade do objetivo final. Para evitar ou mitigar os riscos deve-se adotar as melhores práticas de infraestrutura, políticas e metodologias nas diversas áreas de aplicação, permitindo uma melhor gestão dos limites de riscos aceitáveis, do capital, da precificação e do gerenciamento do portfólio.
A gestão de riscos deixou de ser, há muito tempo, uma novidade aos líderes empresariais. Nunca se falou tanto em riscos no ambiente corporativo e já é bastante improvável encontrar um tomador de decisão que não tenha pelo menos noção dos estragos que possam ser causados à sua corporação por um tratamento inadequado de situações potencialmente perigosas, sejam de natureza financeira, operacional ou estratégica. Em meio a uma onda de regulamentações pró-governança corporativa e de preocupações crescentes com a sustentabilidade dos negócios, a maneira como as empresas gerenciam seus riscos passou a incidir diretamente nas decisões de investidores e no potencial de geração de valor aos acionistas.
Origens:
Podemos ter:
risco de preço: grande variação inesperada do preço de um produto; risco natural: enchentes ou terremotos; risco da taxa de juros ou de câmbio: elevação ou redução não prevista da taxa de juros ou de câmbio; inadimplência: risco de não receber o pagamento por um produto ou serviço; falhas humana: risco do erro em