Gestao de riscos
Quando se realiza um projeto o objetivo é obter a satisfação do cliente, para obter esta satisfação há riscos, como: entregar no prazo, o cliente ficar satisfeito com o que lhe foi entregue, entre outros. Saber lidar com estes riscos é o diferencial para se obter sucesso ou fracasso do projeto.
A identificação dos riscos existentes em determinado projeto é chamada de Gestão de Riscos, esta servindo como suporte para resolvê-los. A Gestão de riscos diminui significativamente a probabilidade de o projeto não alcançar o resultado esperado, assim, possibilitando a maximização de obter o resultado almejado por quem realiza este projeto.
A Gestão de riscos em primeiro lugar se preocupa em identificar os riscos possíveis do projeto. A responsabilidade de identificar os riscos engloba todo e qualquer participante do projeto desde os executivos seniores até os membros da equipe, o pessoal de vendas e demais interessados no projeto. O reconhecimento de riscos pode se desenvolver em todo decorrer do projeto, pois com o desenvolvimento deste, surgem novas possibilidades de aparecer novos riscos.
Há diferentes tipos de riscos: Técnicos (Requisitos, Tecnologia, Complexidade e Interfaces, Desempenho e Confiabilidade e Qualidade), Externos (Subcontratados e Fornecedores, Regulamentações, Mercado, Cliente, Clima), Organizacionais (Dependências do projeto, Recursos, Financiamento, Priorização), Gerenciamento (Estimativas, Planejamento, Controle, Comunicação), estes são alguns tipos, podendo ocorrer algum diferente dos transcritos aqui.
Utiliza-se de medidas para evitar ou reduzir os riscos, isso ocorre na fase de tratamento. Nesta fase ocorre os planos de contingência, as ações para evitar os riscos, a transferência dos riscos para terceiros, etc. Com a prevenção ocorre mudanças no plano de gerenciamento para se manter longe da ameaça de tal risco. Os riscos nem sempre são eliminados por completo, mas com a