O q são adaptações curriculares?
De forma geral, pode referir-se aos ajustamentos de conteúdos curriculares realizados em situações tais como transferência de curso ou instituição de ensino, aproveitamento de estudos, alterações de programa, de seqüenciação, de carga horária específica etc, de forma a cumprir determinada legislação.
Adestramento:
É o mesmo que treino. Mas o termo é mais utilizado como adaptação de um trabalhador ao seu trabalho que, geralmente, neste caso, é repetitivo e fragmentado. Em educação, adestrar um aluno é praticamente condenável, já que o ensino não deve visar apenas a simples reprodução do conhecimento. administração escolar:
De modo geral, é a atividade que tem a função de “buscar a realização dos fins educativos, tanto as atividades-meio quanto as atividades-fim que se desenrolam na escola — e não somente as atividades de direção”, conforme definição do professor Vitor Henrique Paro, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Para ele, o que a administração tem de essencial é o fato de ser mediação na busca de objetivos. Administração será, assim, a “utilização racional de recursos para a realização de determinados fins.”
Alfabetização Solidária:
Programa desenvolvido pelo Conselho da Comunidade Solidária do Governo Federal, criado em 1997, que alfabetiza jovens e adultos nas cidades com maior índice de analfabetismo segundo o IBGE. Tem o status de organização não governamental, com atuação reconhecida pela Unesco que, em 1999, lhe concedeu o prêmio de "Iniciativas Bem-Sucedidas" na área de educação. Jovens na faixa etária de 12 a 18 anos são o principal alvo do programa, que também aceita adultos interessados em participar. alta habilidade:
É o mesmo que superdotação, ou seja, o notável desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos isolados ou combinados: capacidade intelectual geral; aptidão acadêmica específica; pensamento criativo ou produtivo; capacidade de liderança; talento especial para