Leitura e os sentidos do texto
Os conhecimentos do autor e fundamental para a interação, menor ou maior intensidade, durabilidade e qualidade, tanto quanto leitura e a produção de sentido são atividades orientadas por conhecimentos da língua e das coisas do mundo como lugares, crenças e etc.
Não é novidade alguma acerca da importância da leitura nos dias de hoje, independente da faixa etária. O hábito da leitura não é algo impossível, entretanto tem de ser motivada desde sempre. Muitas vezes as pessoas não compreendem o que a mensagem de um texto quer passar, simplesmente por não terem tal hábito e não conseguirem abstrair a ideia.
A leitura é a atividade de captação das ideias do autor, onde o sentido do texto está intimamente ligado ao autor e suas indagações e, ao leitor, cabe o papel de captar tais indagações.Logo, a leitura nada mais é que uma atividade que exige do leitor , o foco no que o texto diz , em todos seus aspectos mais peculiares , para dessa forma haver um melhor entendimento.
Para alcançar tamanho entendimento, é preciso criar estratégias que facilitem a forma de ler. Uma boa dica é se ter um conhecimento prévio sobre o gênero textual a ser lido, características do autor e da realização de inferências conforme faça a leitura.O principal é conseguir fazer uma conexão de ideias para no término da leitura, ter compreendido o que o autor quis falar.
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONAS
Leitura e produção de Texto – Etapa 2
Gêneros Textuais ou Discursivos
Gêneros textuais são as estruturas que compõem os textos, sejam eles orais ou escritos, com a função comunicativa. Estão diretamente ligados às situações cotidianas de comunicação,