Estudante
INSTRUÇÕES PARA INSTALAÇÃO DO SISTEMA SEPARADOR DE AREIA E ÓLEO
A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE É FUNDAMENTAL NA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Introdução
A
coleta
e
o
tratamento
de
esgotos
contribuem significativamente para a melhoria da qualidade de vida. Óleos lubrificantes e graxas, não só
prejudicam a vida de nossos rios e lagos como dificultam os esforços em despoluí-los. As estações de tratamento de esgotos da Caesb trabalham com um processo biológico bastante sensível aos óleos. Sua empresa pode estar dificultando o tratamento se estiver lançando tais elementos na rede coletora. Este manual vai lhe orientar quanto a forma mais correta de instalação de caixas de areia e caixas separadoras de óleo, as quais impedirão que sua empresa lance tais elementos na rede.
2
Por que são dispositivos ?
necessários
esses
Se sua empresa trabalha direta ou indiretamente com óleos e graxas, esses elementos podem agredir ao Meio Ambiente, de diversas forma:
A lavagem de veículos sempre resulta em um despejo que contém quantidades razoáveis de óleos e graxas. Esse despejo chega através de canaletas que estão ligadas às caixas de inspeção, que por sua vez, estão conectadas aos coletores de esgotos, podendo causar a obstrução das redes e danos aos equipamentos e instalações das Estações de Tratamento de Esgotos.
Lembre-se que o óleo mineral Não é biodegradável !
Se a canaleta for destinada à água de chuva, o problema é ainda maior. O despejo com óleo, graxa e sujeira pode chegar às galerias de águas pluviais, que lançam águas sem tratamento nos nossos rios e lagos. Não deixe isto acontecer !
Nas trocas de óleo, sempre ocorrem respingos fora do recipiente de óleo usado. Com o tempo, o chão e as paredes das valas ficam encrustados de óleo e graxa. Durante a lavagem da vala, o óleo acaba chegando até a rede de esgoto.
3
Os serviços de oficina mecânica sempre resultam em grandes quantidades de óleos e graxas no