Sistema financeiro mocambicano
Introdução
O presente trabalho da cadeira de Gestão Financeira I, aborda sobre o Sistema Financeiro Moçambicano, passou por grande transformações ao longo da história do país. Factores como o abandono da economia socialista para a economia de mercados, em 1987, e as crises bancários no período de 2000–2001, trouxeram a necessidade de uma adaptação rápida de modo a evitar o colapso do sistema financeiro.
Então, o funcionamento das economias modernas requer sempre maiores investimentos e por isso as empresas precisam maiores necessidades de capitais que as poupanças das famílias fornecem através dos mercadosfinanceiros.
Objectivos
* Geral
- Abordar sobre o Sistema Financeiro Moçambicano * Específicos
- Especificar o seu Funcinamento
- Analizar a Composição
-Identificar o Mercado interbancário
- Apresenter e analizar a bolsa de valores moçambicana
Sistema Financeiro
Evidentemente, tendo em conta que os Sistemas Financeiros mudam constantemente, de modo a responder a procura do público, ao desenvolvimento de novas tecnologias e as mudanças nas leis e regulamentações. A competição nos mercados financeiros força os sistemas financeiros a responder as necessidades do público desenvolvendo melhores e mais conveniente serviços financeiros.
Enfim, o Sistema Financeiro pode ser definido como sendo o conjunto de instituições da economia que auxiliam o encontro dos agentes que possuem poupanças, agentes superavitários, com os que necessitam de recursos, cujo principal objectivo é permitir o movimento de fundos emprestáveis entre eles.
Tipos de Sistemas