Ensino medio
NOME: Danilo da Silva Vicente
SERIE/TURMA:1°C N°:6
BARROCO BRASILEIRO
Barroco Brasileiro
O que foi o Barroco Brasileiro
No Brasil, o Barroco tem seu marco inicial em 1601 com a publicação do poema épico prosopopeia, a primeira obra, propriamente literária, escrita entre nós, da autoria do português, radicado no Brasil, Bento Teixeira. O final do Barroco brasileiro só concretizou em 1768, com a publicação das Obras poéticas de Cláudio Manuel da Costa . No entanto, como o Barroco no Brasil só foi mesmo reconhecido e praticado em seu final (entre 1720 e 1750), quando foram fundadas várias academias literárias, desenvolveu-se uma espécie de Barroco tardio nas artes plásticas, o que resultou na construção de igrejas de estilo barroco durante o século XVIII.
O Barroco no Brasil foi um estilo literário que durou do século XVII ao começo do século XVIII, marcado pelo uso de antíteses e paradoxos que expressavam a visão do mudo barroco numa época de transição entre o teocentrismo e o antropocentrismo.
Período do Barroco Brasileiro
O Barroco no Brasil foi introduzido no início do século XVII pelos missionários católicos, especialmente jesuítas, que trouxeram o novo estilo como instrumento de doutrinação cristã.
Características do Barroco Brasileiro
O barroco foi uma tendência artística que se desenvolveu primeiramente nas artes plásticas e depois se manifestou na literatura, no teatro e na música.
Autores do Barroco Brasileiro
- Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa) - escultor
- Francisco de Vasconcelos - poeta
- Mestre Ataíde – pintor
Obras do Barroco Brasileiro
Nossa senhora das Dores, obra de Aleijadinho. Á morte F
Esse jasmim que arminhos desacata,
Essa aurora que nácares aviva,
Essa fonte que aljôfares deriva,
Essa rosa que púrpuras desata;
Troca em cinza voraz lustrosa prata,
Brota em pranto cruel púrpura viva,
Profana em turvo pez prata nativa,
Muda em luto infeliz tersa escarlata.
Jasmim na alvura