Ensino médio
O Ensino Médio é a ultima etapa da educação básica no Brasil, um direito assegurado pela LDB. É onde os conhecimentos adquiridos no ensino fundamental são aprimorados visando à continuidade nos estudos e a entrada no mercado de trabalho. Mas o Ensino Médio vem sendo alvo de muitas criticas em diversos debates.
Os maiores motivos dessas criticas são causados pelos problemas enfrentados nessa etapa de ensino, dos quais, os principais são: A falta de interesse e de disciplina dos alunos e a falta de espaço e estrutura, isto segundo uma pesquisa realizada pela UNESCO com alunos e professores de 13 capitais brasileiras. Um outro problema que encontrado é a dificuldade localizada na integração digital, a falta de preparação das escolas para ajudar seus alunos a se encaixarem no mundo globalizado, inovador e capitalista.
A dificuldade da baixa qualidade de ensino oferecido e a falta de estrutura para um ensino digno não vem de hoje, na história educacional brasileira muitas barreiras sempre existiram como a falta de investimento e de preparação pedagógica, e hoje a fragmentação do conhecimento é uma dificuldade que se tenta superar através da interdisciplinaridade. Mas para que essa superação aconteça é necessário romper primeiro os problemas antigos.
O Ministério da Educação após uma pesquisa realizada declarou que se a escola continuar oferecendo apenas o ensino tradicional jovens entre 16 e 24 anos que já saíram ou estão prestes a sair da escola não voltarão a ela. Estudos realizados pelo MEC mostram que existem professores em exercício que apenas concluíram o ensino médio e há uma grande insatisfação por parte dos educadores nacionais em relação a seu salário. A educação brasileira necessita da formação de profissionais competentes e atualizados, valorização dos docentes, inclusão de novos conceitos no currículo escolar como, sustentabilidade, empreendedorismo e ética,