Questões bioquímica
1. Descreva sobre o ATP- A fonte de energia muscular?
Para um músculo realizar trabalho ele deve contrair-se (encurtar-se) pelo deslizamento de seus filamentos de actina e miosina. Isto resulta em uma junção de movimentos. Uma contração muscular, forte ou fraca, é resultado de uma complexa cadeia de reações que requerem energia.
A energia necessitada para a atividade muscular é a energia química contida em um componente de fosfato altamente energético denominado adenosina trifosfato (ATP). ATP é a principal fonte energética para a contração muscular, desde que tenha com ele alto fosfato energético (P). A hidrólise ou quebra do grupo de fosfatos provindos do ATP resulta em uma imediata fonte muscular de energia.
2. Quais são os 3 tipos de sistema energético disponíveis para recarregar o ATP?
1) anaeróbio alático, 2) anaeróbio lático e 3) aeróbio.
3. Quais são as características do sistema alático? Dê exemplos de modalidades esportivas com estas características?
Um componente rico em energia no músculo conhecido como fosfato de creatina (CP) fornece uma fonte imediata de ressíntese de ATP. A transferência de um fosfato (P) do CP para o ADP gera o ATP necessário. Novamente o ATP é quebrado para ADP e energia. Sob atividade física de alta intensidade este processo continua até o CP armazenado ser essencialmente depletado. A enzima responsável pela separação e processo de transferência de ressíntese de ATP é a creatina quinasse (CK). Esta reação é reversível. A ressíntese de ATP desta maneira pode durar somente 4 a 5 segundos num esforço máximo. Acrescente a isto que os 1 a 2 segundos iniciais de energia já disponíveis no músculo e aproximadamente 7 segundos de produção de ATP. Este é o sistema anaeróbio (sem oxigênio) alático (sem ácido lático) de energia. Este sistema é utilizado, mais comumente referido em provas de corridas de velocidade, ocorrendo quando o atleta atinge sua