questoes de bioquimica
1. Um ácido está em solução a duas unidades de pH acima do seu pKa. Qual a relação entre as concentrações da forma dissociada e não-dissociada?
2. Uma proteína carreadora transporta uma molécula que é principalmente hidrofóbica, mas possui numa das pontas um grupo carboxil e na outra uma hidroxila. O que você esperaria encontrar no sitio de ligação a essa molécula na proteína?
Na ponta com hidroxil esperaria encontrar algum aminoácido capaz de fazer ponte de hidrogênio
Na ponta com carboxil seria um aminoácido básico.
3. Defina estrutura primária, secundária, terciária e quaternária.
Primária:
Secundária:
Terciária:
Quaternária:
4. Como funciona a purificação por troca iônica?
5. Para que serve uma terciária de análise de expressão gênica?
1ª Prova
1. Um ácido fraco depois de diluído, apresenta-se com concentração de forma dissociada mil vezes maior que a da forma não dissociada. Qual deve ser a relação entre o pH da solução e o pKa desse ácido? Dado pH = pKa + log([]/[HA]).
2. Que características especiais possuem os aminoácidos glicina, histidina, cisteína e prolina?
Glicina:
Histidina:
Cisteína:
Prolina:
3. Ao purificar uma proteína por gel-filtração, você observa que ela tem massa de 20kDa. Se a purificação for feita na presença de beta-mercaptoetanol (agente oxidante), observa-se apenas um pico em 10kDa. Caso ela seja feita na presença de uréia 8M (agente desnaturante), observa-se um pico em 15 kDa e outro em 5 kDa. Como seria a estrutura quaternária dessa proteína com base nesses dados?
Essa proteína apresenta 2 subunidades: uma delas com massa igual a 5kDa, e a outra com massa igual a 15 kDa, esta ultima contendo uma ponte dissulfeto entre um grupo com 10 kDa e um de 5 kDa.
4. O valor de pKa dos resíduos D e K são respectivamente 4,1 e 12,5. Considerando que esses sãos os únicos aminoácidos que irão contribuir para a carga de uma dada proteína, que carga teria em pH neutro caso houverem dois resíduos de D e três K?