Sicko
A tuberculose - chamada antigamente de "peste cinzenta", e conhecida também em português como tísica pulmonar ou "doença do peito" - é uma das doenças infecciosas documentadas desde mais longa data e que continua a afligir a Humanidade nos dias atuais. É causada pelo Mycobacterium tuberculosis, também conhecido como bacilo-de-koch. Estima-se que a bactéria causadora tenha evoluído há 40.000 anos, a partir de outras bactérias do gênero Mycobacterium.
Agente etiológico
O agente da tuberculose é o Mycobacterium tuberculosis.
Epidemiologia
O informe de 2006 da OMS estima em aproximadamente nove milhões de casos a incidência anual esperada em todo o mundo. Isto corresponde a um coeficiente de incidência de 140/100.000 habitantes. Efetivamente, em 2004, último ano que se tem dados consolidados disponíveis, foi notificado 4.805.000 casos. Isto pode estar refletindo subdiagnóstico, subnotificação ou superestimativa. Provavelmente devam estar ocorrendo às três situações.
A OMS priorizou 22 países onde se concentram 80% dos casos estimados. Em ordem decrescente os países que têm os maiores números de casos estimados são: Índia, China, Indonésia, Nigéria, África do Sul, Bangladesh, Paquistão, Etiópia, Filipinas, Quênia, Congo, Rússia, Vietnã, Tanzânia, Uganda, Brasil, Afeganistão, Tailândia, Moçambique, Zimbábue, Mianmar e Camboja. A África do Sul é o país que tem a maior taxa de incidência da doença.
Se considerarmos o número de casos estimados, o Brasil encontra-se no 16o lugar, porém tem o menor coeficiente de incidência esperado entre os 22 países - de 60/100.000 habitantes. Entre todos os países do mundo o Brasil tem coeficiente de incidência próximo do centésimo lugar
Tratamento
O tratamento é feito à base de antibióticos, com duração de aproximadamente seis meses. É imprescindível que este não seja interrompido – fato que pode ocorrer, principalmente, devido aos efeitos colaterais, tais como enjoos, vômitos, indisposição e mal-estar