Raul
Autor: Chico Buarque e Ruy Guerra
2
Gênero: Musical Ano: 1973
PERSONAGENS FREI MANOEL DO SALVADOR MATHIAS DE ALBUQUERQUE ESCRIVÃO BÁRBARA HOLANDÊS ANNA DE AMSTERDAM SEBASTIÃO DO SOUTO HENRIQUE DIAS ANTÔNIO FILIPE CAMARÃO MAURÍCIO DE NASSAU MORADORES
3
CONSULTOR ENGENHEIRO / PINTOR / ASTRONOMO CALABAR, O ELOGIO DA TRAIÇÃO ATO I Sininho de sacristia. Abre o pano. A luz cresce revelando, em cena, uma orgia envolvendo todas as personagens, apesar de ninguém se tocar. FREI: MORADORES: FREI: MORADORES: FREI: MORADORES: Agnus Dei qui tollit peccata mundi… Miserere nobis. Agnus Dei qui tollit peccata mundi… Miserere nobis. Agnus Dei qui tollit peccata mundi… Miserere nobis. (Mathias de Albuquerque, navalha na mão e bandeira rubroverde servindo-lhe de babador, se barbeia Um escrivão toma nota de suas palavras.) FREI:Era o Brasil antes da chegada dos holandeses a mais deliciosa, próspera, abundante, e não sei se me adiantarei muito se disser a mais rica de quantas ultramarinas o Reino de Portugal tem debaixo de sua coroa e cetro. Ouro e a prata era sem número e quase não se estimava; o açúcar, tanto que não havia embarcações para o carregar. MATHIAS: (Apontando a navalha para o escrivão) Enderece à Vila de Porto Calvo… Calabar…
FREI:… O fausto e aparato das casas era excessivo, porque por mui pobre e miserável era tido o que não tinha seu serviço de prata… MATHIAS: ESCRIVÃO: Não! (Pausa) Capitão Domingos Fernandes Calabar (estala a língua). Ponha major. (Anotando) Major Calabar.
FREI:… As mulheres andavam tão louçãs e tão custosas que não se contentavam com os tafetás, chamalotes, veludos e outras sedas, senão que arrojavam as finas telas e ricos bordados…
4
MATHIAS:
Arraial do Bom Jesus. Ano da Graça de 1635…
FREI:… e eram tantas as jóias com que adornavam que pareciam chovidas em suas cabeças. MATHIAS: Major Domingos Fernandes Calabar. Eu, Mathias de Albuquerque, governador e comandante supremo das quatro capitanias nordestinas