sicko
Sicko é um documentário feito em 2007 pelo diretor Michael Moore , o filme retrata nesse documentário a deficiência do sistema de saúde dos EUA que mercantiliza a saúde da sua população através dos planos de saúde , Além de abordar o modelo utilizado nos Estados Unidos, o documentário o compara a outros países do mundo: Canadá, Inglaterra, França e Cuba.
Nos Estados Unidos não há um sistema único de saúde pública, o que predomina são os vários planos de saúde, que tem como único objetivo o lucro das companhias e do próprio governo. O documentário narra inúmeros casos horríveis por exemplo : Uma mulher que não consegue tratamento pro seu marido com câncer apesar de trabalhar num hospital tendo plano de saúde para toda a família. Outra cidadã, mãe de uma menina de 18 meses que também tem cobertura através da empresa em que trabalha vê sua filha morrer, porque a seguradora não cobre o tratamento e ela não tinha condições de pagar. Um casal com plano de saúde, que precisa viver de favor na casa dos filhos após ir à falência pagando as despesas da seguradora de saúde. Outro destaque é do homem que perde dois dedos e precisa escolher qual dos dois quer recuperar: o do médio, que vai sair por 60 mil dólares, ou o anelar, por 12 mil dólares.
De acordo com Sicko, quase 50 milhões de americanos não têm seguro, enquanto o restante, que são cobertos, são frequentemente vítimas de fraude de seguros da empresa e burocracia. Entrevistas são realizadas com pessoas que pensavam que tinha uma cobertura adequada, mas foram negados cuidados. Ex-funcionários de companhias de seguros descrever iniciativas de