Protocolo class
Essas doenças a alguns tempos atrás não havia cura e agora com muitos estudos e avanços tem possibilidade de cura porem , “ainda tem pessoas vivendo como antigamente “,se deixam morrer a cada minuto mais por não querer aceitar. Com o protocolo Class a fase de aceitação será colocada de melhor maneira a paciente e sua família e assim com mais possibilidades de cura.
Protocolo Class
Alguns diagnósticos são difíceis a aceitação , pois trazem a confirmação de uma doença grave ou crônica que irá modificar intensamente a vida do paciente e acaba trazendo medo e pavor.
Quando os profissionais da saúde precisam falar sobre um diagnóstico desfavorável , quase sempre , ficam perdidos , não sabem como fazer a comunicação e se sente despreparados para tarefa
Buckman (1993) elaboraram um roteiro com passos para a relação médico-paciente que visa sistematizar um procedimento, ou pelo menos, demonstrar aspectos que devem ser considerados numa comunicação diagnóstica de uma doença grave ou terminal.
Significado
Cada letra que forma a palavra CLASS denota um contexto ou uma atitude a ser considerada no preparo do profissional para essa comunicação:
Contexto físico (C = contest) = Fatores a serem considerados:
1. Privacidade, sala fechada 2. Facilitar o contato visual direto (sem barreiras) 3. Olho no olho 4. Explorar a linguagem corporal 5. Possibilita contato físico (toque) 6. Demonstrar proximidade, envolvimento 7. Disponibilidade de tempo (sem interrupções, máximo de atenção)
Atitude : Habilidade em escutar (L= listening)
1. Clima propício para o paciente fala sobre o que pensa e o que está sentindo 2. Dar importância para o que o paciente fala 3. Cada caso é um caso único (paciente único) 4. Particularizar a atenção 5. Iniciar a conversa com questões abertas (como está, como se sente) 6. Uso do silêncio 7.