Evolução do pensamento administrativo
Origem da palavra ADMINISTRAÇÃO - latim ad = direção ou tendência para minister = subordinação ou obediência.
O QUE É ADMINISTRAÇÃO?
“Administração é o ato de trabalhar com e por meio de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização, quanto de seus membros”
A administração é uma ciência fundamentada em um conjunto de normas e funções elaboradas para disciplinar elementos de produção. O objetivo da administração é obter resultado eficaz e o retorno desejado (com ou sem fins lucrativos) de forma sustentável e com responsabilidade social.
TAREFA da administração - interpretar os objetivos propostos pela empresa e transformá-los em ação empresarial através do planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados, em todas as áreas e em todos os níveis da empresa, a fim de atingir tais objetivos.
Eficácia: Determina o quanto uma organização realiza seus objetivos. Quanto mais alto o grau de realização dos objetivos, mais a organização é eficaz.
Eficiência: Determina o quanto uma organização usa corretamente seus recursos. Quanto mais alto o grau de produtividade na utilização de seus recursos, mais eficiente é a organização.
Eficiência significa a realização de atividades ou tarefas de maneira certa e inteligente, com o mínimo de esforço e commáximo aproveitamento de recursos.
Administrar envolve a elaboração de planos, pareceres, relatórios, projetos, arbitragens e laudos, em que é exigida a aplicação de conhecimentos relativos às técnicas de Administração.
Administrar é ação que envolve várias áreas do conhecimento das ciências exatas, as filosóficas e as humanas.
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
Planejamento
Estabelecer objetivos e a missão Criar / definir estratégias para o alcance dos objetivos Examinar as alternativas Determinar as necessidades de recursos
Direção
Conduzir e motivar os empregados na realização das metas organizacionais Estabelecer comunicação