Evolução do Pensamento Administrativo
ADMINISTRATIVO
Teorias Administrativas enquanto um produto do contexto histórico
Prof. Leonardo Lima
Introdução
Desde os primórdios, a História tem mostrado que o
ser humano é impulsionado pelo desejo de melhorar o seu padrão de vida, através do controle das forças da natureza e do seu meio-ambiente.
Desde as comunidades primitivas, até os dias atuais, é no sentido do esforço conjunto que as organizações humanas têm se desenvolvido, visando atingir determinados objetivos.
As organizações humanas têm evoluído em complexidade, sempre no sentido de proporcionar melhores condições de subsistência e maior conforto material.
A Evolução das organizações e dos arranjos produtivos É
fundamental compreender que as organizações evoluem no sentido de lidar com grupos humanos cada vez mais numerosos e com necessidades crescentes em volume e complexidade, o que leva, ao estabelecimento de arranjos produtivos cada vez mais elaborados. À medida que as atividades envolvem mais indivíduos e
maiores volumes de recursos, a sua organização oferece novos desafios, seja qual for a atividade ou conjunto de atividades em questão: caça, agricultura, comércio, guerra, etc.
O processo de tentativa-e-erro de fornecer respostas a
estes desafios constitui o cerne do processo de evolução das organizações.
Exemplo
No livro do Êxodo no Antigo Testamento, tem-se a
história de Moisés conduzindo o seu povo através do deserto para a Terra Prometida. Moisés mostra temor diante da tarefa; Jetro, seu sogro, recomenda a Moisés que estabeleça “lideres sobre dez líderes, que lideram sobre cem líderes e estes sobre mil”.
Em outras palavras, Jetro sugere a criação de uma cadeia de comando que permita que Moisés, se ocupe apenas das grandes questões, deixando a estes chefes menores a solução das questões corriqueiras. Os primeiros modelos: o Exército e a Igreja
As organizações militares foram umas