A Evolução do Pensamento Administrativo
Cláudio Colpes
Jaiana Pereira
Pedro Horn
Priscila Leal
Rodrigo Barcellos
Professora Daniela Fernandes Rodrigues
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Bacharelado em Administração (ADG 0443)
20/05/2014
RESUMO
Analisando a história da administraçãodesde os primórdios da nação até os tempos modernos, identifica-se uma série de fatores evolutivos que revolucionaram a forma de pensar e administrar as organizações em geral. Baseado nos principais personagens da administração, será tratado o assunto com o objetivo de interpretar o pensamento dos autores em conexão com a atualidade, ou seja, entender como era e como é atualmente. Partindo deste princípio, Filho (2004), ensina que na administração refletida como ciência, pode-se perceber que o indivíduo estará sempre engajado em uma conjuntura social de busca por diferencial competitivo, lucratividade e consequentemente centralização de renda. Enquanto na administração como a arte é entendida como algo divino, um dom, algo que o indivíduo traz inerente ao seu conhecimento, aprendizado ou vocação.
Palavras-chave: Evolução. Pensamento. História da administração.
1 INTRODUÇÃO
Este artigo irá retratar a evolução do pensamento administrativo, que desde o princípio do empreendedorismo nas organizações vem sofrendo alterações que resultam positivamente na sociedade. Baseado nas teorias dos principais pensadores do ramo administrativo, este artigo busca identificar cada tese frisando seus métodos, culturas, padrões e sistemas.
Para entender melhor, inicialmente o trabalho e mão de obra humana se resumia em condições inferiores e desvalorizadas onde a produção e o lucro estavam acima de tudo. As normas de organização e administração dos bens se baseava em poucos recursos, falta de informatização e se limitava a papeis. Partindo de Ford e Taylor até a Administração Contemporânea, mostra-se um conjunto de informações que evoluíram e proporcionou à