Evolução das idéias
O racionalismo destaca-se como uma corrente filosófica que indicava o raciocínio operação mental, discursiva e lógica, que usa uma ou mais proposições para extrair conclusões se uma ou outra proposição é verdadeira, falsa ou provável. Define-se pela crença no poder da razão humana de alcançar a verdade. Segundo essa idéia o conhecimento deixa ser explicado pela vontade divina e consequência da contemplação e fé e passa a ser encarado como resultado da atividade mental voltada para a realidade concreta.
2) Explique o que são as ideias inatas.
O espírito evolui incessantemente e em cada encarnação acumula uma parcela considerável de novos conhecimentos, quando renasce em um novo corpo, mantêm de forma inata, muito daquilo que aprendeu em outras existências anteriores. O que chamamos de idéias inatas são as vagas lembranças que lhe restam.
3) Explique as ideias de Descartes sobre a existência de Deus
Descartes supõe que exista esse ser extremamente poderoso e inteligente, mas maligno, que ele chama de um "gênio maligno", que faz com que nos enganemos mesmo em relação àquelas coisas que pensamos melhor conhecer. Em decorrência dessa suposição, Descartes passa a duvidar da veracidade até dos enunciados matemáticos mais simples e acrescenta rigor à sua dúvida da realidade externa, inclusive de seu próprio corpo. 4) Quais as críticas impostas pelas Empiristas ao racionalismo? Justifique. * A origem do conhecimento esta na experiência e não na razão. * Ninguém, negam as ideias inatas.
O conhecimento humano não é ilimitado a experiência é seu limite. * Propõe um novo conceito de razão, dependente e limitada, temos uma razão crítica que examina os seus próprios limites e possibilidades.
Considera que todo conhecimento humano vem pelos sentidos e depois é trabalhado pela razão. Assim deve ter rigor e cuidado nas observações, mas algo só é verdadeiro se for comprovado