Analise qualitativa do risco
.1 Probabilidade de risco e impacto. Probabilidade de risco e conseqüências do risco podem ser descritas em termos qualitativos tais como muito alta, alta, moderada, baixa e muito baixa. Probabilidade de risco é chance de que um risco irá ocorrer. Conseqüências do risco é o efeito nos objetivos do projeto se o evento de risco ocorrer. Essas duas dimensões do risco são aplicadas a eventos de riscos específicos, e não ao projeto como um todo. Análise de riscos, usando probabilidade e conseqüências, ajuda a identificar aqueles riscos que devem ser lidados de forma mais agressiva.
.2 Matriz de classificação da probabilidade/impacto de risco. Uma matriz pode ser construída de forma a associar classificações de risco (muito alta, alta, moderada, baixa e muito baixa) aos riscos ou condições baseadas na combinação de escalas de probabilidades e impactos. Riscos com alta probabilidade e alto impacto são fortes pretendentes a análises futuras, incluindo quantificação, e gerência de risco agressiva. A classificação de risco é conquistada usando uma matriz e escala de risco para cada risco.
Uma escala de probabilidade de risco naturalmente fica entre 0.0 (nenhuma probabilidade) e 1.0 (certeza). A avaliação da probabilidade de risco pode ser difícil porque os julgamentos de especialistas são usados, normalmente sem o auxílio de dados históricos. Uma escala ordinal, representando valores de probabilidade relativa indo de muito pouco provável ao quase certo, pode ser usada. Alternativamente, probabilidades específicas podem ser designadas usando um escala geral (ex., .1/ .3/ .5/ .7/ .9). A escala de impacto de risco reflete a severidade do seu efeito no objetivo do projeto. O impacto pode ser ordinal ou cardinal, dependendo da cultura da organização que está conduzindo a análise. Escalas ordinais são simplesmente valores classificados por ordem, tal como muito alta, alta, moderada, baixa e muito