Evolução idéias da física
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
EVOLUÇÃO DAS IDÉIAS DA FÍSICA
BREVE ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DA IDÉIA DO MOVIMENTO.
DESDE A ANTIGUIDADE, ATÉ
SIR ISAAC NEWTON.
Professor: Antônio Sérgio Teixeira Pires
Aluno: Ronan Nolasco Firmiano
I. INTRODUÇÃO
A idéia do movimento já fora discutida desde dos tempos primórdios pelos antigos filósofos, estes que na ocasião, se comparam com os nossos cientistas de hoje.
Isto aconteceu há aproximadamente dois milênios atrás.
Naquela época já se observavam fenômenos intrigantes e sem explicação, como o porque de uma queda de uma folha de uma árvore, ou ainda, o disparo de uma flecha a partir de um arco. A questão era, enquanto a flecha estava no arco entendia-se o movimento da mesma, afinal, a corda a estava empurrando, mas, e depois? O que a fazia continuar em movimento após a sua saída do arco. Isto já intrigava os pensadores da época.
A questão do movimento era algo confuso, não conseguiam entender.
As primeiras idéias, embora erradas, deve-se as teses de Aristóteles.
Se formos traçar uma linha do tempo podemos propor então três principais estudiosos que mais se destacaram com o estudo do movimento.
- Aristóteles.
- Galileu Galilei.
- Isaac Newton.
A definição que hoje aceitamos após as contribuições de todos os colaboradores ao longo do tempo é a seguinte:
Movimento é a variação da posição de um objeto ou ponto material no decorrer do tempo, suas características são descritas pela Mecânica. O movimento é sempre relativo. Se não se tomar um referencial, não poderá se dizer se algo está em movimento ou parado.
Esta mudança de posição de um corpo ou de um sistema, em relação ao tempo, quando medido por um dado observador num referencial determinado. Só se pode medir o movimento relativo. O movimento absoluto não possui significado.
A mecânica se divide em duas partes: cinemática e dinâmica. A primeira procura descrever o