Evolução da Administração de RH e subsistemas
A área de RH também é chamada de Gestão de Pessoas
“Acredito que a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma empresa pode, frequentemente, ser atribuída à questão de quão bem a organização aproveita a energia e o talento de seu pessoal.”
Thomas J. Watson Jr.
Um dos principais desafios da área de Recursos Humanos (RH) é melhorar cada vez mais o processo de gestão e desenvolvimento de pessoas. Em muitas organizações, ainda é conhecida pela antiga nomenclatura de Administração de Pessoal focada em serviços operacionais e folha de pagamentos e benefícios.
No entanto, os cenários organizacionais foram evoluindo e com eles também houve uma forte necessidade de evolução e avanço na área de RH com o objetivo de melhorar sua eficácia e, por desdobramento, sua contribuição à melhoria de uma gestão mais integrada e estratégica visando contribuir para o alcance dos resultados estabelecidos pelas empresas.
Para que todo este cenário de fato se concretize, é necessário melhorar as competências de gestão e criar condições organizacionais para que as lideranças exerçam seus papéis de gestores, não somente de processos, mas, principalmente de pessoas. Estas transformações sugerem aumento e sustentabilidade da motivação dos profissionais, incentivo a retenção e desenvolvimento de talentos, banco de potenciais, oportunidades de carreira, pesquisas de clima, avaliações de desempenho etc.
Foi e ainda é necessário quebrar paradigmas tanto nas áreas de RH quanto com relação aos gestores que precisam cumprir seus objetivos e assumir seus papéis de desenvolvedores de pessoas.
A área de RH e, por conseguinte o que chamamos de Gestão de Pessoas possui vários subsistemas que precisam estar alinhados, direcionados e focados tanto para o adequado levantamento de necessidades de treinamento e conseqüente preparação e desenvolvimento de talentos, passando por clima, motivação, carreira, desempenho, remuneração, benefícios,