GINASTICA
1.8 – ELEMENTOS BÁSICOS DO APARELHO SOLO
1.8.1 – Vela: Em decúbito dorsal elevar as pernas e o quadril, mantendo o corpo numa posição de equilíbrio invertido e ereto, apoiado apenas na nuca e nos braços, com as mãos no solo ou ajudando a manter o quadril elevado.
1.8.2 – Avião e suas variações
Os aviões são exercícios característicos de equilíbrio e são sempre realizados com o apoio de um dos pés no solo:
a) de frente: apoio em um dos pés, elevar a outra perna estendida para trás abaixando o tronco simultaneamente até os ombros e a perna elevada chegarem, pelo menos, à horizontal. Os braços deverão estar estendidos em situação ligeiramente oblíqua para cima em relação ao tronco.
b) De lado: Apoiado em um dos pés elevar a outra perna estendida lateralmente, inclinando ligeiramente o tronco para o lado contrário da perna elevada, formando o desenho de um ípsilon (Y).
1.8.3 – Espacates: Os espacates são exercícios caracterizados pela amplitude da articulação coxofemural. Existem dois tipos de espacate:
a) De lado: o executante deverá estar com o tronco ereto, com a linha das pernas que, por sua vez, deverão estar afastadas, formando entre si um ângulo de 180º, apoiadas no solo.
b) De frente: o executante deverá estar com o tronco ereto, com a linha que passa transversalmente pelo quadril na mesma linha das pernas que, por sua vez, deverão estar afastadas, formando entre si um ângulo de 180º, apoiadas no solo.
1.8.4 – Rolamento e suas variações
Partindo da posição de pé com pernas unidas flexioná-las, apoiar as mãos no solo e, impulsionando o corpo com as pernas, rolar sobre as costas em posição grupada, finalizando sobre os pés, elevando-se à posição de pé.
Rolamento para frente afastado
Partindo da posição de pé com pernas unidas, flexioná-las, apoiar as mãos no solo e, impulsionando o corpo com as pernas, rolar sobre as costas, afastando as pernas pouco antes de elevar-se com auxílio de ambas