Evidências de reações químicas
Saulo Jerônimo da Silva Moraes
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Avenida Amazonas, 5253 – Nova Suíça –
CEP: 30480-000 – Belo Horizonte – MG - Brasil
Resumo: Na prática foram misturadas soluções, que totalizaram 15 experimentos. Em cada um deles foi observado se houve evidências de reações químicas, como, por exemplo, a formação de precipitado, a liberação de gases, a mudança de temperatura, a mudança de cor ou a liberação de odor. Após constatar-se essas evidências, os experimento foram analisados, com o propósito de entender o comportamento de cada reação.
Palavras Chaves: reações; evidências; mudanças
1 INTRODUÇÃO
A química se preocupa particularmente com o estudo das transformações que produzem novos materiais – transformações químicas. Neste caso, um ou mais dos materiais que compõem o estado inicial do sistema – os reagentes, surgindo no estado final novos materiais – os produtos.1
As substâncias que compõem o estado inical, os reagentes, sofrem a transformação. Já as substâncias que surgem no final, os produtos, são resultados dessa transformção.
Para que seja possível concluir se ocorreu uma reação química ao misturar duas soluções é necessário analisar as diferenças significativas entre o estado inical e o final. Dessa forma, mudança “brusca” na temperatura, formação de precipitado, mudança na cor, no cheiro, são algumas evidências que confirmam o ocorrimento da reação.
Quando essas evidências não aparecem não é possivel garantir que a transformação não ocorreu, mas sugere a necessidade de se procurar por outros métodos sinais do ocorrimento da reação. É o caso, por exemplo, quando se faz uso dos indicadores ácido/base.
2 OBJETIVOS
O objetivo da prática foi a apresentação e realização de diversas reações químicas e reconhecimento das evidências que provam a existência das mesmas.
3 EXPERIMENTAL
3.1 Materiais e equipamentos
Os materiais utilizados na prática foram: tubos de