estudante
Edvan Souza de Oliveira Filho (UNIFACS-SSA, edvanfilho1996@gmail.com), Igor Hora Ramos (UNIFACS - SSA, igorhramos@gmail.com), Luiz Carlos Pereira Vargas Filho (UNIFACS-SSA, luiz.200994@hotmail.com), Raphael Cunha Fernandes Guimarães (UNIFACS-SSA, raphael.guimaraes48@gmail.com), Samir de Oliveira Penna (UNIFACS-SSA, samolpenna@gmail.com), Sara Mendes da Silva Novaes (UNIFACS-SSA, 14914170@unifacs.edu.br)
Nome da equipe: Grupo 3Orientador: Ronaldo Costa Santos (UNIFACS-SSA, ronaldo.santos@pro.unifacs.br)
Palavras Chave: Reações químicas, evidências, reagentes, produtos, observação.
Resumo
Em sala de aula, estudamos as reações químicas, descobrimos como identifica-las e diferenciar seus produtos. Nesta prática laboratorial, utilizamos alguns tubos de ensaio para fazermos misturas, a fim de comprovar, experimentalmente, as evidências que ocorrem nas reações químicas.
Introdução
352243658353780066335106155700As reações químicas são originadas de duas ou mais substâncias que reagem entre se, dando origem a outras substâncias diferentes, podem ser representadas através de equações químicas, onde no primeiro membro são colocados os reagentes, e no segundo membro o produto. Temos como exemplo destas equações a reação abaixo:
1Figura 1. Modelo simples de reação química.
Porém é importante ressaltar que o simples contato entre as substâncias dos reagentes em um sistema, não é a única condição para que ocorra uma reação química. Para isto é necessário que algumas evidências sejam observadas. Tais comprovações são:
Variação de temperatura
Liberação de gases
Formação de precipitação (Formação de um composto insolúvel)
Mudança de cor
Também possuímos uma reação química quando temos a situação de oxirredução, tal circunstância consiste em uma substância do reagente reduzir (Ganhar elétrons), e a outra oxidar (Perder elétrons), lembrando-se que quem oxida é o agente redutor e quem reduz é o