Relatório prática 02 – evidências de reação - química geral 1 ufc
Gabriel Bezerra Santos - 347652 Relatório Prática 02 – Evidências de Reação (Data: 26/03/2012)
Fortaleza/CE Abril-2012
INTRODUÇÃO Muitas vezes as reações químicas ocorrem sem que percebamos a primeira vista. Porém, alguns sinais podem ser evidências de que está ocorrendo reação química. Os sinais mais freqüentes são mudança de cor, borbulhação (liberação de gás), mudança ou formação de cheiro (odor), liberação de luz ou calor, etc. A ocorrência de uma reação química pode ser atribuída, entre outras evidências, através da observação da formação de um precipitado. Os tipos de precipitados variam de acordo com o tamanho e forma das partículas produzidas. Os tipos de precipitados são o cristalino, o granular, o finamente dividido, o coloidal tipo gelatinoso e o coloidal finamente dividido. Algumas reações químicas principiam logo que os reagentes entram em contato e avançam até que pelo menos um deles (o reagente limitante) seja completamente consumido. Reações como essas favorecem os produtos. A reação química refere-se diretamente ao reagrupamento dos átomos entre as substâncias de um sistema, ela é representada por uma equação química que dá informações quantitativas e qualitativas. A equação escrita deve fornecer a descrição da reação e é necessário também conhecer a fórmula dos reagentes e dos produtos. Para chegar nessas informações, é preciso observar a reação tentando identificar os produtos através de observação e análise química.
OBJETIVOS Promover processos experimentais com a finalidade de observar a ocorrência de reações químicas, os tipos de precipitados e sintetizar pigmentos inorgânicos por reações de precipitação em meio aquoso.
PARTE EXPERIMENTAL Em todos os procedimentos, foi utilizado apenas 1 mL de cada solução. O experimento foi dividido em quatro etapas, a primeira foi a mudança de cor, o segundo tipos de precipitado, o terceiro