Oitavo capítulo: introdução à macroeconomia
A Macroeconomia estuda o comportamento do sistema econômico por meio de um reduzido número de fatores, tais como: renda e produtos nacionais, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxas de juros, balanço de pagamentos e taxa de câmbio. Diferente da microeconomia não se preocupa com o comportamento de mercados específicos, a Macroeconomia trata o mercado de bens e serviço como um todo. A grande diferença está no foco de cada uma.
Os objetivos da política macroeconômica são:
Alto nível de emprego: As discussões sobre o desemprego aconteceram por volta de 1930 visto que no ano anterior houve um grande numero de desemprego, bem como a quebra da bolsa de nova York. Até esse o momento o desemprego não era uma preocupação. As variações na economia fizeram surgir a necessidade sobre o estudo de nível de emprego.
Estabilidade de preços: Inflação é o aumento continuo do nível geral de preços, ou seja, é o aumento dos preços dos produtos num determinado país ou região, durante um período, é a perda do poder de compra do dinheiro. Manter a inflação controlada é uma meta.
Distribuição equitativa de renda: É uma política de longo prazo que visa o aumento do poder de compra das classes mais baixas para gerar o desenvolvimento econômico.
Crescimento econômico: Política econômica que visa estimular a atividade produtiva de acordo com os recursos disponíveis aumentando assim a renda nacional. Porém, uma mão de obra com baixa qualificação, valorização da moeda, plena utilização dos recursos ou desemprego elevado podem dificultar a aplicação dessa política econômica.
Para atingir essas metas o governo utiliza os instrumentos de política econômica abaixo:
Política fiscal: Instrumento para arrecadar (política tributaria) e controlar as despesas (política de gastos) do governo através dos impostos. O governo pode utilizar esse instrumento para reduzir a taxa de inflação ou aumentar o crescimento e o emprego (a