Sistemas e reações químicas
Universidade federal do ceará
Centro de ciências
Departamento de química orgânica e inorgânica
Curso de engenharia metalúrgica
Relatório de química geral para engenharia
Experimento 4: sistemas e reações químicas
Aluno: Vinícius Moraes de Oliveira Matrícula: 0315503 Turma: C4 Disciplina: Química Geral Para Engenharia Professor: Cristina Data da experiência: 03/05/2012
Fortaleza, ce
2012
Introdução
As reações químicas fazem parte do nosso dia-a-dia. Por exemplo, quando vamos esquentar a água para preparar o café da manhã, estamos realizando uma reação química, pois o gás do fogão reage com o oxigênio do ar para produzir o calor que utilizamos para cozinhar os alimentos. Sabemos que para o carro andar devemos colocar gasolina. Mas o que a gasolina tem a ver com o movimento do carro? Isso só é possível devido a uma reação química. A gasolina utilizada nos veículos é uma mistura de vários compostos. Um deles é o octano, composto formado por carbono e hidrogênio, cuja fórmula química é C8H18. Quando a gasolina reage com o oxigênio do ar produz dióxido de carbono (CO2), água (H2O) e a energia que é utilizada para fazer com que o carro entre em movimento. A reação é um reagrupamento dos vários átomos de um dado sistema, a fim de se formarem outros. Para evidenciar uma reação química, é necessário conhecer os reagentes (substâncias à esquerda) e dos produtos (substância à direita). As reações químicas costumam ocorrer acompanhadas de alguns efeitos que podem dar uma dica de que elas estão acontecendo:
▪ Formação de produtos gasosos; ▪ Formação de precipitado; ▪ Mudança de cor; ▪ Mudança de odor; ▪ Transferência de energia.
Muitas vezes a reação gera certos tipos de precipitado, que são substâncias insolúveis que se formaram ao